O sentido do texto
Algumas vezes esquecemos de empregar a palavra mais adequada ao texto e não conseguimos comunicar com precisão o que desejamos. Observe a seguir como ficou repleto de “vazios” o texto de um jovem esquecido. Você deverá discutir com um colega de sua turma sobre qual seria a melhor palavra para completar o pensamento do jovem e auxiliá-lo a concluir a sua produção. Capriche!
Os três caras do caminhão de mudança chegaram cedo, antes das oito. Começaram a embalar as coisas miúdas: louças, ________________ , discos, ________________. Disseram que já haviam feito mudanças ________________ sem quebrar nada. Minha mãe quis saber se a nossa ________________ era grande ou pequena.
– A da senhora é ________________ – responderam. E foram lembrando: estavam na empresa há muito tempo, já viram de tudo. Uma vez precisaram de quatro caminhões.
– Como é que pode? Minha mãe ficou ________________.
– A mudança da senhora cabe num caminhão só.
Quando encontravam um copo trincado, mostravam:
– É bom a senhora olhar, ver que já está assim.
Meus irmãos ________________ a montar as caixas de papelão. Elas vinham
dobradas, presas umas nas outras. Na medida da necessidade, iam sendo abertas e montadas.
Depois de cheias e ________________ com fitas adesivas, eles escreviam: sala,
banheiro, quarto de casal, etc.
O caçula entrou dentro de uma ________________, um dos homens brincou:
– Vou te fechar aí dentro e levar para o ________________.
– Pode fechar – ele ficou todo animado.
Meu outro irmão entrou em ________________.
– Não precisa ter medo – minha mãe riu. – Eles não levam nada vivo.
– E se ele adoecer? Insistiu.
– Ninguém aqui vai morrer, garoto – garantiu um dos ________________, o mais velho.
VIANA, Vivina de Assis. O mundo é pra ser voado. São Paulo, Scipione, 2006, Adaptado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário